Por Que o Líder Deve Interessar-se Pelos Seus
Colaboradores? O Bom Líder Deve Servir ou Ser Servido? O Que Dizia Aristóteles
Sobre os Hábitos Humanos?
Através
dos tempos muitos estudos vêm mostrando as inúmeras características da
personalidade do Líder ideal e, em função disso, vários livros até já foram
escritos sobre esse importante assunto. Porém, existem três (3) características
que valem a pena ser descritas separadamente; _ o Interesse nas Pessoas, o Ato
de Servir e o Caráter do Líder.
A) Interesse nas Pessoas: Todos
nós certamente nos relacionamos com muitas pessoas no nosso dia-a-dia e na vida
profissional um dos maiores desafios do Líder é saber se relacionar bem com as
pessoas. Mas, de que forma o Líder pode cultivar relacionamentos a fim de obter
a cooperação dos seus colaboradores?
Na
verdade, qualquer pessoa pode fazer mais amigos em pouco tempo, ao se tornar verdadeiramente interessado nos outros,
muito mais do que outro que gaste mais tempo procurando fazer as pessoas se
interessarem por ele. Dessa forma, caberá ao Líder demonstrar um verdadeiro
interesse nos seus colaboradores a fim de que eles se sintam atraídos por ele
em função dessa atitude. Sendo assim, o Líder deverá colocar-se a disposição
dos seus colaboradores, fazendo por eles coisas – que por mais simples que
sejam – exijam do Líder atenção e tempo.
B)
Atitude de Servir: Especialistas descrevem a atitude de servir como sendo uma das principais características da
liderança exercida por Jesus Cristo e muitos até afirmam que o bom Líder serve
em vez de ser servido. Abraham Shapiro afirma existir uma relação direta entre
“não perder a chance de fazer coisas boas” a alguém e ter sucesso na vida
profissional e pessoal. Ele não acredita na “falta de sorte” que muitos
profissionais se lamentam quando não alcançam suas metas.
Para
Shapiro, essas pessoas deveriam aproveitar as oportunidades que lhes são
oferecidas em sua função ou em seus próprios negócios, pois mesmo que elas sejam
um gerente de banco, um vendedor ou um vigia será que ele se esforça para levar
boas coisas aos outros? Ou eles preferem esperar as oportunidades chegarem até
eles? Dessa forma, pode-se inferir que a alegria de uma profissão – qualquer
que seja ela – está na atitude de servir, pois servir bem sempre resultará em
alegria, prazer e realização. E, depois disso, certamente pode-se esperar o
lucro e a realização.
C)
Caráter do Líder: Outra importante característica do Líder ideal é o seu
próprio caráter, pois no dia-a-dia
as nossas ações precisam estar fortemente comprometidas com “fazer certo” e
“fazer melhor” e a grande maioria das “falhas” de liderança está ligada à
falhas de caráter de uma pessoa.
Aristóteles
dizia que nossas ações viram hábitos, os hábitos viram nosso caráter e o
caráter vira nosso destino. Por isso, nossos hábitos – nosso “modo de ser” – definirão nosso caráter e, um
bom caráter, pode nos transformar em um bom Líder. Em verdade, liderança não é
o que fazemos, mas o que somos.
Dessa
forma, devemos ser para as pessoas à nossa volta aquilo que desejamos para nós
mesmos; ou seja, sejamos um pai ou um gerente igual ao pai ou ao gerente que
gostaríamos de ter. Afinal, não era exatamente isso que Jesus Cristo pregava?
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