Como Era a Logística Empresarial Antes de 1950? Como Evoluiu a Logística
Empresarial? Como Conseguir Vantagem Competitiva Através da Logística?
Após a
Revolução Industrial as primeiras manufaturas já se deparavam com questões complexas
como aquisição de matérias-prima, planejamento de produção e distribuição
física de seus produtos e, por esse motivo, as modernas organizações não deveriam
considerar a Logística Empresarial como sendo algo inovador.
Entretanto, o reconhecimento da necessidade de estruturação desta
função nas empresas é um tema bem atual, pois as organizações militares foram a
primeira forma de organização humana a considerar a importância do planejamento
em níveis estratégicos, táticos e operacionais da função logística.
Sob o comando de Napoleão Bonaparte, seus soldados foram mortos na
Rússia (1812) em sua maioria por inanição e frio, pois em vez de desferir
golpes de baioneta o exército inimigo limitava-se a queimar plantações e impedir
o acesso dos franceses a comida e abrigo.
Desde então, o planejamento de suprimentos vem sendo vital para o
sucesso das operações militares. Ainda hoje, com a sofisticação das práticas
militares, as grandes potências armadas são capazes de deslocar verdadeiros
arsenais através de milhares de quilômetros e tem formalizada e prestigiada, a
função logística em sua organização.
Antes de 1950, a função Logística nas organizações estava totalmente
indefinida e os conflitos de gerenciamento eram inevitáveis, pois as empresas fragmentavam a administração das
atividades-chaves da Logística.
Ou seja, o transporte era encontrado sob o
comando gerencial da produção e o processamento de pedidos – por exemplo – era controlado
pela área de finanças ou de vendas. Isso resultava em conflito de objetivos e
de responsabilidades para as atividades logísticas
Dessa forma, foi somente após a década de 50 que as organizações
começaram a perceber a necessidade de desenvolver operações desde a concepção
até a venda de seus produtos. Diante disso, a administração da cadeia de
suprimentos de uma empresa passou a ser a definição mais moderna do papel desta
importante função.
Vale ressaltar que as evoluções na tecnologia da informação, nas
telecomunicações e a crescente disponibilidade de computação a um baixo custo,
foram importantes catalisadores, desta onda de transformações vivida na Logística
Empresarial: _ a integração das cadeias
de suprimento
Nesta cadeia formada por uma sucessão de clientes e fornecedores há um
fluxo contínuo de materiais e informações, visando o atendimento das demandas
do mercado consumidor final.
Atualmente, a palavra de ordem entre os gestores empresariais é a
continuada busca pela criação e pela manutenção da vantagem competitiva, a qual
é uma medida dinâmica e relativa da sua capacidade de satisfazer, superando as
expectativas de seus clientes de forma eficaz, garantido assim lucros
progressivos e uma crescente valorização do negócio.
Portanto, para o sucesso de uma organização é preciso o conhecimento do
modelo de expectativas do mercado e, em última instância, o seu atendimento,
diminuindo ao máximo, a lacuna existente entre o que é entregue e o que é
demandado.
Em um ambiente de grande competição e fronteiras cada vez mais
distantes, as empresas percebem que muitas expectativas de seus clientes – tais
como prazo de entrega, prazo de validade e disponibilidade imediata de
mercadorias – estavam intimamente ligadas à qualidade dos seus serviços
logísticos.
Em nosso país – que apresenta carência de condições infra-estruturais,
como estradas e portos e uma economia que ainda inspira certos cuidados – as empresas
operam como em um jogo de xadrez, onde as peças são produtos, matérias primas,
informações e recursos. Portanto, a empresa que melhor conseguir mover suas
peças neste enorme tabuleiro, poderá marcar pontos sob forma de lucros para
seus acionistas.
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