Aprender
é Uma Atividade Produtiva Para as Empresas? Como se Processa o Aprendizado Nas
Organizações?
Não importa o tamanho, o segmento ou o faturamento, pois uma organização está sempre
em constante mudança. E após algumas
horas de leituras técnicas ou cases sobre outras
empresas, um
Gerente poderá mudar a postura da empresa ou adotar
novas funções de administração para gerir o seu setor, o departamento ou até mesmo toda
sua organização.
A
propósito disso lembro-me de um caso ocorrido alguns anos atrás com um colega
de trabalho que, assim como eu, também ocupava um cargo gerencial na mesma
organização. Após o almoço ele estava na sua sala lendo um jornal quando, de
repente, passou pelo corredor um novo diretor, o qual havia sido transferido
recentemente de uma filial do interior para a capital.
_
“O que está acontecendo aqui?” – indagou o diretor
_
“Estou lendo o jornal, sim!” – respondeu o Gerente. “Na hora do expediente,
sim”, reafirmou ele.
_
“Na verdade chefe, eu não estou lendo o jornal, eu estou aprendendo algumas
coisas. Portanto eu estou no auge da minha atividade produtiva” – disse ele.
Esse
pequeno diálogo me faz recordar que, dentro das organizações, as coisas vêm
mudando com muita rapidez – principalmente no que diz respeito à produtividade
dos funcionários. Senão responda: _ Qual é o momento em que um funcionário está
produzindo mais para a sua empresa?
Antigamente
era quando ele estava concentrado na realização de uma tarefa, a qual ele já
estava cansado de saber fazê-la. Nas modernas organizações, realizando uma
tarefa rotineira certamente ele estará sendo menos produtivo, do que se
estivesse em uma sala de aula aprendendo algo novo – ou mesmo lendo um jornal
para se atualizar profissionalmente.
Numa
economia onde seus resultados são fruto do conhecimento, da inovação e das
melhorias agregadas aos produtos e serviços a aprendizagem é o processo mais
importante. Ou seja, ela é vital para o seu crescimento e para a sua competitividade.
Empresa
que gosta de aprender, que aprende muito e aprende rápido tem muito mais
chances de progredir na nova economia do que aquelas organizações que ainda
conservam paradigmas sobre leitura e aprendizagem.
Eu
conheço empresas – e você também – que quando os negócios vão mal a primeira
providência da diretoria é cortar os custos de treinamento, os eventos de
atualização, a compra de livros, a assinatura de jornais e revistas. Logo
depois elas percebem que as coisas vão piorando, mas atribuem as conseqüências
ao fato de a empresa estar aprendendo pouco.
Não
conseguem visualizar o que as empresas mais competentes já perceberam há muito
tempo. Ou seja, se algo não vai bem é preciso treinar, é necessário aprender
mais sobre o próprio negócio e sobre novas maneiras de fazer as coisas.
Em
todas as pesquisas realizadas sobre essa matéria os resultados são idênticos: _
empresas muito lucrativas investem bastante em educação. Organizações bem avaliadas
também investem muito em treinamento e desenvolvimento de seus funcionários. As
empresas que mais crescem no mundo investem pesado na aprendizagem de seus
colaboradores.
Empresas
modernas avaliam e gratificam as pessoas em primeiro lugar pelo seu potencial
em aprender e, logo depois, pelo que eles aprendem todo dia. Após isso, as
empresas vencedoras avaliam e gratificam seus colaboradores pelo grau de
aplicabilidade do aprendizado nos seus próprios negócios.
Nenhum comentário :
Postar um comentário