Geralmente, o candidato está procurando satisfazer suas
necessidades, formando uma cadeia de forças de “autoproteção” (defesa de suas
fraquezas) e, sendo assim, seu principal objetivo é o de “vender” a sua imagem.
Seu mecanismo de defesa é manipular as informações sobre si mesmo, simulando um
personagem que ele não é e, dessa forma, tende a falsificar as informações
De acordo com alguns especialistas em consultoria de Recursos
Humanos, esse é um momento decisivo para o candidato mostrar suas qualidades e
ser escolhido para ocupar a vaga oferecida; mas, todo cuidado é pouco, pois na
ânsia de se obter resultados positivos, o (a) candidato (a) pode se “atrapalhar”.
Conforme Matilde Berna (gerente da Right Saad Consultoria em RH), em
primeiro lugar, o (a) candidato (a) deve se preparar para responder
objetivamente quem ele (a) é, o que já fez profissionalmente, seus resultados,
suas maiores realizações, como era seu relacionamento com colegas de trabalho,
por que se candidatou à vaga oferecida e o que tem para oferecer para a
empresa.
· “Durante toda a
entrevista é fundamental adotar uma postura positiva e saber demonstrar para
o(a) entrevistador (a) que você é uma pessoa interessada, que tem capacidade de
organizar, planejar e pensar à frente. Portanto, quanto mais detalhes você
souber sobre a empresa e o cargo oferecido, maior será a capacidade de
responder às perguntas e se mostrar adequado para ocupar a vaga”. (BERNA, 2004,
p. 24)
Dependendo da empresa, é interessante descobrir quantos funcionários ela
tem, quais são os negócios que ela desenvolve, que produtos ou serviços são
ofertados e se a empresa faz parte de algum grupo comercial. Ao ser
chamado (a) para uma entrevista, o (a) candidato (a) deve confirmar o dia, o
local, o nome e o cargo da pessoa que vai entrevistá-lo (a).
Também deve levar consigo um Currículo e lê-lo atentamente para ter
claro tudo o que foi escrito, pois desta forma, evitará surpresas, como algo
que escreveu e não se lembra.
· “No dia marcado, se
vista de forma adequada para causar boa impressão; e jamais chegue atrasado
(a). Quando for apresentado (a) ao entrevistador (a) cumprimente-o (a)
firmemente e com educação. Olhe-o (a) nos olhos e sorria, não fique inquieto
(a) na cadeira. Adote uma postura natural e gesticule naturalmente enquanto
conversa. É muito importante responder às perguntas de forma clara, objetiva e
pausadamente. Não tente responder algo que você não saiba, pois, nestes casos,
o mais indicado é pedir educadamente ao entrevistador para esclarecer melhor a
questão” (BERNA, 2004, p. 25)
Ao terminar a entrevista deve-se deixar uma boa impressão, agradecendo
ao entrevistador por tê-lo (a) recebido e demonstrando que está animado (a) com
a possibilidade de trabalhar n’aquela empresa. E, finalmente, deve-se apertar
sua mão com firmeza.
Perguntas Mais Frequentes
Qualquer entrevista – por mais descontraída que seja – é um teste da
caráter psicológico que visa avaliar o poder de observação, conclusão e até de
compreensão do candidato. Além das respostas, o (a) entrevistador(a) observa os
gestos, a entonação, as pausas e – principalmente – o olhar do(a) candidato (a).
E, nesse contexto, algumas perguntas tornaram-se comuns e podem ser
feitas para qualquer tipo de candidato ou vaga:
· “Quem é você?
Fale-me sobre a sua vida, profissão e família” – Diga apenas aquilo que for
relevante; seu nome, idade, formação acadêmica, cite as empresas que trabalhou
(ou se está buscando seu 1º emprego). Quanto à vida familiar, resuma-a..
Solteiro (a), casado (a), número de filhos, etc.
“O que o (a) levou a procurar esta vaga?” – Jamais diga que, pelo fato
de estar desempregado, está aceitando qualquer coisa. Mostre interesse e que
você tem plano de desenvolvimento pessoal.
“Por que deveríamos contratá-lo ( a)?” – Fale de seus pontos fortes –
sem passar a imagem de presunçoso (a) – e de como você pode contribuir para o
trabalho proposto.
O que Você Pode
Perguntar ao Entrevistador?
No final da entrevista – principalmente quando o desempenho é bom – o
(a) entrevistador (a) pode indagar se o (a) candidato (a) deseja fazer algumas
perguntas e, caso ele não tenha esclarecido tudo que o (a) candidato (a)
gostaria de saber, deve-se aproveitar para questionar tudo quanto for
relevante.
Neste caso, ajudará muito se o (a) candidato (a) pesquisou sobre a
organização – principalmente sobre a vaga à qual está se candidatando – pois
tendo claro seus objetivos de carreira, o (a) candidato (a) pode, antes da
entrevista, preparar um roteiro de todas as informações que gostaria de obter.
Caso, durante a entrevista, o (a) entrevistador (a) não tenha respondido todas
as dúvidas do (a) candidato (a), aí ele(a) poderá fazer as perguntas
necessárias, tais como:
§ · A empresa oferece
oportunidade de treinamento?
§ · O que a empresa
espera desse cargo?
§ · Quais serão as responsabilidades
do cargo?
§ · A quem irei me
subordinar?
§ · Existem planos de
carreira na empresa?
§ · A empresa tem
planos de crescimento? Em quanto tempo?
OBSERVAÇÃO: Normalmente,
durante a entrevista, o (a) candidato (a) já foi informado do valor do salário,
dos benefícios (vale alimentação, transporte, plano de saúde, etc.) que são
oferecidos pela empresa. Mas, se isso não ocorreu, o (a) candidato (a) deve
confirmar esses itens, sem se aprofundar muito na questão.
Importantes
“Dicas” Para Serem Observadas Durante a Entrevista.
a) Tiques Nervosos: é um mau sinal para o entrevistador se:
· Lhes der um aperto
de mão do tipo “molenga”.
· Desabar na cadeira,
ou ficar se remexendo sem parar durante a entrevista.
· Ficar continuamente
evitando o olhar do entrevistador.
· Estalar os dedos,
esfregando as mãos ou brincando com os cabelos.
b) Falta de autoconfiança: é um mau sinal para o entrevistador
se:
§ · Demonstra ser
constante e extremamente autocrítico;
§ · Subestimar suas
realizações ou habilidades;
§ · Falar tão baixo que
mal possam escutá-lo(a);
§ · Responder
monossilabicamente às perguntas;
§ · Interrompê-los
constantemente;
§ · Hesitar nas
respostas
c) Consideração com as demais pessoas: é um mau sinal para o
entrevistador se:
§ · Demonstrar
descortesia com recepcionistas, secretárias ou garçons.
§ · Emitir opiniões
demasiadamente críticas a respeito de seu (s) ex-patrão (ões) ou ex-colegas de
trabalho;
§ · Esquecer-se de
agradecer pela entrevista, ao sair.
d) Seus valores: é um péssimo sinal para o entrevistador
se ele constatar em você:
· Qualquer indício de
desonestidade (ou mentira) em seu currículo, ou durante a entrevista.
· Qualquer indício de
irresponsabilidade, ou tendência a fazer trapalhadas.
· Qualquer indício de
arrogância ou excesso de agressividade.
· Qualquer indício de
impontualidade ou do hábito de não cumprir compromissos.
· Qualquer indício do
costume de descumprir ordens ou desobedecer as regras;
· Qualquer indício de
que você seja do tipo que está sempre reclamando ou jogando a culpa nos outros.
· Qualquer indício de
falta de entusiasmo pela organização ou pelo que está tentando executar.
· Qualquer indício de
instabilidade ou reações inapropriadas.
· Outros tipos de
problemas relacionados a seus valores, tais como: quais as coisas que o (a)
influenciam (ou não) no escritório; o que está (ou não) disposto a sacrificar
para conseguir esse emprego; seu grau de entusiasmo pelo novo trabalho.
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