domingo, 17 de dezembro de 2017

MOTIVAÇÃO E ESTÍMULOS


COMO MOTIVAR SUA EQUIPE? ESTIMULANDO-OS? INCENTIVANDO-OS? QUAIS SÃO ESSAS DIFERENÇAS?



Alguns cientistas do comportamento humano acreditam que a MOTIVAÇÃO é algo inerente à própria pessoa e que, através de estímulos, outras pessoas poderiam facilitar esta pequena mudança de percepção – que será a responsável por alguma mudança no comportamento humano.




Sendo assim, cabe-nos refletir o seguinte: _ se as pessoas reagem a estímulos e são capazes de se automotivar, então como estimulá-las para que estejam sempre motivadas? Daí, vem a próxima questão: _ Qual a diferença entre motivar e influenciar?



A primeira é uma reação a um estímulo e a segunda, uma ação sobre alguém – que pode ser um estímulo ou não. Por exemplo, quando se utilizam subterfúgios, manipulações e intimidações, estamos influenciando, mas não estimulando. O estímulo é sempre positivo e, a influência, nem sempre.

Portanto, vamos  analisar, os estímulos que podemos aplicar em nosso relacionamento com os outros para facilitarmos a automotivação deles. Dividem-se em seis (6) grupos:

1.1. – Reconhecimento – Uma das maiores fontes de estímulo para as pessoas é serem reconhecidas, quer seja por seu trabalho, resultados ou esforço. Pessoas sentem necessidade de receber feedback para que se desenvolvam, e o reconhecimento é a principal forma de feedback.

Muitas vezes um simples bom dia é suficiente para que a pessoa se sinta valorizada e reconhecida, ainda mais se este bom dia for sincero e dado num tom positivo. O sorriso também pode ter um grande efeito. Ambos são mais eficazes se acompanhados do “olho no olho”. Coisas que negligenciamos no nosso corre-corre diário.



1.2 – Atividades do Trabalho: Quando podemos fazer algo desafiador, conhecemos os objetivos e o padrão esperado, sabemos a importância e o impacto que as atividades e seus resultados tem nos outros, nos Clientes e na empresa como um todo, tal atividade passa a ser prazerosa, mesmo que tenhamos a impressão inicial de que ela seja chata.

.3 – Oportunidades : Mesmo que alguém não goste de assumir riscos, deseja ter oportunidades. Boas oportunidades implicam em correr um certo risco, e em poder errar. Havendo chance para o aprendizado, o desenvolvimento, o erro, a participação nas decisões, no planejamento e na execução, o teste e a implementação das próprias ideias e a responsabilidade e a recompensa pelos resultados, haverá um contexto favorável para a motivação.

1.4 – Liderança:Ter alguém dando o exemplo através de ações consistentes e não só através das palavras é também importante fonte de estímulo. Sentir que há uma presença forte, visionária, apoiadora e exigente em uma medida equilibrada nos faz estarmos confiantes em nós mesmos e na organização.
Autoconfiança é fundamental para a motivação. Confiança nos líderes ainda mais importante, pois canaliza esta autoconfiança para o alinhamento com os valores e crenças que são vividos na prática pela organização.

.5 – Relacionamentos : Um ambiente de trabalho cooperativo, onde se enfatizem equilibradamente os feitos individuais e os da equipe, onde cada pessoa saiba que as necessidades do grupo se sobrepõem às dos indivíduos e onde haja um genuíno interesse de cada um nos outros como seres humanos, e não como recursos humanos.

1.6 – Qualidade de Vida: Equilíbrio entre vida pessoal, profissional, social e espiritual, onde as urgências são quase inexistentes, há tempo para as atividades mais importantes e prioritárias, existem recursos disponíveis ou alternativas aceitáveis e o índice de estresse é quase nulo.


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