COMO MOTIVAR SUA EQUIPE? ESTIMULANDO-OS?
INCENTIVANDO-OS? QUAIS SÃO ESSAS DIFERENÇAS?
Alguns cientistas do comportamento humano acreditam que a
MOTIVAÇÃO é algo inerente à própria pessoa e que, através de estímulos, outras
pessoas poderiam facilitar esta pequena mudança de percepção – que será a
responsável por alguma mudança no comportamento humano.
Sendo assim, cabe-nos refletir o seguinte: _ se as pessoas
reagem a estímulos e são capazes de se automotivar, então como estimulá-las
para que estejam sempre motivadas? Daí, vem a próxima questão: _ Qual a
diferença entre motivar e influenciar?
A primeira é uma reação a um estímulo e a segunda, uma ação
sobre alguém – que pode ser um estímulo ou não. Por exemplo, quando se utilizam
subterfúgios, manipulações e intimidações, estamos influenciando, mas não
estimulando. O estímulo é sempre positivo e, a influência, nem sempre.
Portanto, vamos analisar, os estímulos que podemos aplicar
em nosso relacionamento com os outros para facilitarmos a automotivação deles.
Dividem-se em seis (6) grupos:
1.1. – Reconhecimento – Uma das maiores fontes de estímulo
para as pessoas é serem reconhecidas, quer seja por seu trabalho, resultados ou
esforço. Pessoas sentem necessidade de receber feedback para
que se desenvolvam, e o reconhecimento é a principal forma de feedback.
Muitas vezes um simples bom dia é suficiente para que a pessoa
se sinta valorizada e reconhecida, ainda mais se este bom dia for sincero e
dado num tom positivo. O sorriso também pode ter um grande efeito. Ambos são
mais eficazes se acompanhados do “olho no olho”. Coisas que negligenciamos no
nosso corre-corre diário.
1.2 – Atividades do Trabalho: Quando
podemos fazer algo desafiador, conhecemos os objetivos e o padrão esperado,
sabemos a importância e o impacto que as atividades e seus resultados tem nos
outros, nos Clientes e na empresa como um todo, tal atividade passa a ser
prazerosa, mesmo que tenhamos a impressão inicial de que ela seja chata.
.3 – Oportunidades : Mesmo que alguém não
goste de assumir riscos, deseja ter oportunidades. Boas oportunidades implicam
em correr um certo risco, e em poder errar. Havendo chance para o aprendizado,
o desenvolvimento, o erro, a participação nas decisões, no planejamento e na
execução, o teste e a implementação das próprias ideias e a responsabilidade e
a recompensa pelos resultados, haverá um contexto favorável para a motivação.
1.4 – Liderança:Ter alguém dando o exemplo
através de ações consistentes e não só através das palavras é também importante
fonte de estímulo. Sentir que há uma presença forte, visionária, apoiadora e
exigente em uma medida equilibrada nos faz estarmos confiantes em nós mesmos e
na organização.
Autoconfiança é fundamental para a motivação. Confiança nos
líderes ainda mais importante, pois canaliza esta autoconfiança para o
alinhamento com os valores e crenças que são vividos na prática pela
organização.
.5 – Relacionamentos : Um ambiente de
trabalho cooperativo, onde se enfatizem equilibradamente os feitos individuais
e os da equipe, onde cada pessoa saiba que as necessidades do grupo se
sobrepõem às dos indivíduos e onde haja um genuíno interesse de cada um nos
outros como seres humanos, e não como recursos humanos.
1.6 – Qualidade de Vida: Equilíbrio entre vida
pessoal, profissional, social e espiritual, onde as urgências são quase
inexistentes, há tempo para as atividades mais importantes e prioritárias,
existem recursos disponíveis ou alternativas aceitáveis e o índice de estresse
é quase nulo.
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