Embora Reduzida o Número de Funcionários, o Uso
de Novas Tecnologias Para Selecionar Candidatos Facilita o Trabalho dos
Gestores de RH das Empresas
As novas tecnologias estão revolucionando
o processo de recrutamento, as quais vem usando as redes sociais para procurar
candidatos com o auxílio de robôs – os chamados “bots”. É o caso da call
center Flex, que vem testando um programa que automatiza o bate-papo
virtual na etapa inicial do recrutamento. A cada dia, 300 interessados em
trabalhar na empresa utilizam a ferramenta e 100 deles passam para a fase
seguinte – a conversa presencial.
A equipe responsável por esse contato
preliminar passou de 5 para 2 funcionários, mas não houve diminuição no quadro
do departamento que, apesar de contar com menos assistentes, tem mais
analistas. A redução das equipes de recrutamento é um dos comportamentos
detectados pela pesquisa da Revista VOCÊ RH e, apenas 9 das 252 organizações
analisadas, têm um Gerente dedicado à função.
Seja por influência tecnológicas ou pela
crise econômica, todos os níveis de Recrutamento & Seleção perderam força
ao longo dos últimos 2 anos. O melhor exemplo disso é que o Gerente e o
Supervisor responsáveis por trazer gente nova à empresa ficaram com a menor
remuneração entre todos os especialistas de RH.
O fato é que a especialidade de
Recrutamento & Seleção está passando por uma grande transformação. A
multinacional alemã Henkel – por exemplo – criou a posição de “Recruitment Partner” que auxilia os
gestores a encontrar os melhores talentos, atuando no modelo de “business partner”.
Na Flex, uma das atribuições desses
executivos é tocar o projeto recrutamento para a área de vendas, usando o
sistema de “people analytics”, o qual
permite cruzar informações para entender melhor e prever o comportamento de
funcionários e candidatos. Dessa forma, as novas tecnologias abrem as portas
para profissionais até então inesperadas para a área de RH.
A estrela tecnológica da IBM é o Watson,
sistema de inteligência artificial que assimila informações como posts nas redes sociais, imagens, voz e
expressões faciais a fim de relacionar os melhores candidatos para determinada
vaga. Essa tecnologia permite ter menos gente fazendo a parte burocrática, mas
demanda um investimento maior nos profissionais que possam, com o auxílio dela,
trazer insights para o negócio.
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